O Sechsar parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Esta data não significa apenas uma comemoração, mas marca a luta das mulheres pela conquista de direitos em todo o mundo.
Para nossa categoria a data é muito especial. Isto porque, mais de 60% da mão de obra de nosso setor são de mulheres. As mulheres são a maioria da força de trabalho do setor de serviços, um dos mais atuantes do país.
O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. No entanto, o dia 8 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20.
A luta sindical está diretamente ligada a essa data, que teve sua origem no movimento operário, quando em 1908, as mulheres iniciaram sua luta por melhores condições de trabalho. em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.
Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.
A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.