Muitos trabalhadores (as) após receber seus salários, amassam o holerite e o jogam no lixo. O que estes trabalhadores (as) não sabem é que se algo der errado, eles não terão como comprovar seu histórico de recebimento da empresa.
O holerite é um documento que registra todos os recebimentos do empregos e consequentemente da movimentação na empresa, como férias, 13º salario, entre outros.
Além de demonstrar o salário de um trabalhador, também serve como certificado de que a pessoa é realmente empregada naquela empresa e, por vezes, como comprovante de renda – costuma ser pedido por imobiliárias para quem deseja alugar um imóvel, por exemplo.
A entrega do holerite pela empresa está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a qual afirma que o pagamento do salário deverá ser efetuado mediante contra-recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital.
Mas atenção, se o holerite não tiver assinado ele não tem valor.
Por esse motivo é prudente conferir o holerite assim que o salário for pago e verificar se todos os valores de benefícios e de salários estão corretos.
Lembre-se que, no caso de algum desentendimento entre a empresa e o emprego, que requerer a atuação de um advogado, o primeiro documento que será solicitado ao trabalhador, será o holerite.
Por isso, quando receber guarde bem esse documento. Você não sabe quando irá precisar dele.